SEGUNDA, 11/12/2017, 19:04

Paraná está entre os estados com o maior número de endividados do País

O cartão de crédito é o responsável por 84,8% das dívidas de todas as classes sociais.

O número de pessoas endividadas no mês de novembro no Paraná é superior a 89%. O resultado é apresentado pela pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – Fecomércio. A média nacional ficou na casa dos 62%.

No estado em média 10% dos que têm contas atrasadas acreditam que não vão conseguir quitar os débitos.

De acordo com Priscila Andrade, coordenadora da pesquisa, o estado esta acima da média de outros estados do país no quesito endividamento. Ela ressalta a diferença entre endividamento e inadimplente.

O resultado positivo é que o número de contas em atraso reduziu 2,6% em novembro. De 29,1% em outubro para 26,5% em novembro.

Priscila explica que o perfil do paranaense é quitar as dívidas para poder fazer novas dívidas. 

Pessoas com mais de 10 salários mínimos estão entre as mais endividadas, são 30% do total. Essas famílias assumem a responsabilidade de pagar essas dívidas em atraso até o prazo de 90 dias para que o nome não seja inserido na lista de devedores.

A concentração das dívidas é no cartão de crédito. 84,8% das dívidas são por causa do cartão de crédito tanto para famílias de baixa renda, como de renda acima de 10 salários mínimos. O financiamento imobiliário é o segundo aspecto maior de dívidas, esse número representa 8,9%, seguido do financiamento de carro que é de 8,6%. 

Comentários