QUINTA, 16/05/2019, 14:41

Paraná já registra 19 mortes por gripe H1N1

Nove delas foram confirmadas nesta semana. Londrina não tem registros de vítimas fatais por conta da doença, mas Secretaria de Saúde orienta os grupos de risco a se vacinarem até o dia 31.

Segundo um boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), o Paraná teve 33 novos casos confirmados de gripe em uma semana. Ao todo, desde janeiro, foram contabilizados 74 casos confirmados de Influenza no Paraná. Nove pessoas morreram por causa da doença só neste período e desde o início do ano, vinte e duas pessoas morreram vítimas de gripe. Do total de mortes, 19 foram pela gripe H1N1.

Londrina não tem registros de mortes pela doença. Mas, de acordo com a coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, sete pessoas já tiveram que ficar isoladas por causa da confirmação da doença. Cinco casos em nível ambulatorial e dois em nível hospitalar.

Diante dos números altos e das quedas de temperatura, a Secretaria de Saúde orienta as pessoas, que fazem parte dos grupos de risco, a se imunizarem contra o vírus da gripe. 51 mil idosos já se vacinaram e a meta deve ser atigida. Mas, a procura por parte das crianças, por exemplo, está baixa. Apenas metade da faixa etária de seis meses a seis anos de idade, tomou a vacina.

Na lista de quem pode tomar a vacina estão crianças, idosos, profissionais da saúde, professores da rede pública e privada, gestantes e puérperas (mulheres que ganharam bebê em até 45 dias). As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde da área urbana e da zona rural até o dia 31 de maio. Em Londrina, a meta é vacinar 90% do público alvo, ou seja, 168 mil pessoas.

Por Claudia Lima

Comentários