QUINTA, 08/04/2021, 19:49

Paraná recebe novo lote de vacinas contra Covid-19

Cerca de 240 mil doses começaram a ser distribuídas às Regionais de Saúde do estado ainda na quinta-feira. Pouco mais de 10% da população paranaense já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante.

Com a chegada da nova remessa de imunizantes, o Governo do Estado espera que o cronograma de vacinação seja reforçado em todo o Paraná. De acordo com a Secretária de Estado da Saúde (Sesa), 127.25 doses do imunizante de Oxford e 114.800 vacinas da Coronovac compõem o estoque encaminhado pelo Ministério da Saúde.

As doses começaram a ser encaminhadas às 22 Regionais do estado ainda na quinta-feira.

O governador Ratinho Junior afirma que a perspectiva é de que novas doses cheguem semanalmente ao estado e destaca a importância de intensificar o processo de imunização no Paraná, inclusive aos fins de semana.

Do total de doses da AstraZeneca, pouco mais de 70 mil estão reservadas para aplicação de primeira dose em idosos de 65 a 69 anos. Outras 50 mil vacinas de Oxford serão destinadas à segunda etapa de imunização de profissionais da Saúde que receberam a primeira dose do imunizante ainda em janeiro.

No caso das vacinas do Butantã, a maior parte do quantitativo recebido pelo Paraná será distribuída ao público entre 70 e 74 anos, aproximadamente 70.700 doses, para segunda aplicação. 25 mil unidades estão reservadas para idosos de 65 a 69 anos e ainda 11 mil vacinas vão ser destinadas a trabalhadores da saúde. Profissionais de segurança pública serão atendidos com cerca de 2.200 doses da Coronavac.

Com mais unidades reservadas à aplicação da segunda dose, o governador pede o apoio da população nas etapas de imunização e orienta que os paranaenses estejam atentos ao período adequado para a segunda aplicação do imunizante.

Até o fechamento desta matéria, aproximadamente 1.2 milhão paranaenses receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. O total representa cerca de 11% de toda população do estado.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Por Victor Assis

Comentários