SEGUNDA, 16/05/2022, 09:48

Paraná registra queda no número de desempregados no primeiro trimestre deste ano

É a menor taxa desde final de 2015. Durante período, cerca de 56 mil novas vagas foram criadas no estado

De acordo com os novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná registrou redução no número de pessoas desempregadas nos primeiros três meses do ano. No último trimestre de 2021, a taxa estava em 7%. Agora, o indicador caiu para 6,8%. 

Em 2020, o estado registrou um crescimento significativo na quantidade de paranaenses sem trabalho. Reflexo, principalmente, da pandemia da Covid-19. No final daquele ano, o índice estava em 10,1%. Desde então, o volume de desempregados vem caindo a cada trimestre.

O novo resultado, inclusive, é melhor, comparado à média nacional, que ficou em 11,1%, entre janeiro e março deste ano. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior comemorou o desempenho. Na avaliação dele, os dados apontam para um cenário de recuperação econômica, no Paraná.

Com os novos números divulgados pelo IBGE, o estado registrou, nos primeiros três meses deste ano, o menor índice de desemprego desde o último trimestre de 2015. Na época, a taxa ficou em 5,9%.

Além disso, de acordo com os dados, atualmente o Paraná tem o quarto maior nível de empregados com carteira assinada no setor privado, com 81%. Os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul completam a lista com os índices mais elevados.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Paraná abriu aproximadamente 56 mil novos postos de trabalho, com carteira assinada, entre janeiro e março de 2022.

COM INFORMAÇÃO DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIA
 

Comentários