SEXTA, 14/08/2020, 15:32

Paraná segue na liderança das doações e transplantes de órgãos no país

 Dados do primeiro semestre mostram ainda queda nas recusas das famílias para as doações, com o índice mais baixo da história do Sistema Estadual de Transplantes.

O Paraná manteve a liderança de doações e transplantes de órgãos no Brasil no primeiro semestre de 2020. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e mostram que o Estado atingiu a marca de pouco mais de 44 doações de órgãos efetivadas a cada milhão de habitantes. De janeiro a junho, o Paraná registrou 558 notificações de potenciais doadores e 252 doações efetivas, que corresponderam a 385 transplantes de órgãos.

O resultado do Paraná ficou muito acima da média nacional, que foi de menos de 16 doações efetivadas por milhão.

Além da liderança em doações, o Estado se mantém no topo da lista em transplantes renais e em segundo lugar em transplantes de fígado. Os dados também mostram que o Paraná teve queda nas recusas das famílias em doar órgãos no primeiro semestre, apenas 23%, índice mais baixo da história do Sistema Estadual de Transplantes.

A Central Estadual de Transplantes fica localizada em Curitiba, mas tem quatro Organizações de Procura de Órgãos, na própria capital, em Londrina, Maringá e Cascavel. São cerca de 700 profissionais envolvidos, entre eles 23 equipes de transplante, 25 centros transplantadores de córneas e três bancos de córneas. Além disso, 67 hospitais do Paraná mantêm Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Com  informações da Agência Estadual de Notícias, texto do estagiário Tiago Bernardino, sob supervisão do jornalista Marcos Garrido.

 

 

Por Pauta CBN

Comentários