TERCA, 12/01/2021, 17:30

Paranaenses estão empreendendo mais na pandemia, aponta estudo

Levantamento mostra que investimento no próprio negócio cresceu 39% nos últimos doze meses aqui no estado. Empréstimo para compras de eletrodomésticos e eletrônicos também registrou aumento.

O levantamento, realizado pela Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online, aponta que o empreendedorismo foi o principal motivo dos pedidos de crédito feitos à instituição em dezembro passado. Do total de recursos solicitados no último mês de 2020 pelos paranaenses, 42% foram para o pagamento de dívidas e 25% para investir na própria empresa ou em um novo negócio.

Apesar de estar em segundo lugar na lista, o aumento dos pedidos de crédito com essa motivação aqui no Paraná, nos últimos doze meses, foi de quase 40%. Os dados são expressivos e refletem, de forma geral, o que ocorre no mercado, afirma o economista e professor Marcos Rambalducci.

Segundo Rambalducci, a maior parte desses recursos vem sendo destinado a micro e pequenos empreendimentos. Um reflexo da crise e do desemprego dos últimos meses.

Apesar do consumidor paranaense ainda ser um dos que mais utilizam o empréstimo para quitar dívidas, em dezembro passado esse tipo de pedido teve uma redução de 25% e foi responsável por 42% do volume de recursos solicitados à fintech, contra 56% do mesmo mês de 2019.

O economista diz que há duas situações e que, em ambos os casos, é preciso ter cuidado com as condições do empréstimo.

Outra categoria de crédito que teve aumento nos pedidos de um ano para outro foi a o empréstimo para compras, com destaque para eletrodomésticos e eletrônicos, que representava 7% do total solicitado em 2019 e passou para 11% no ano passado.

Mais um reflexo da pandemia e do chamado isolamento social e que, de acordo com o professor, merece atenção de quem solicita o empréstimo.

Comentários