SEGUNDA, 16/10/2017, 19:46

Paranaenses já podem cadastrar celulares no sistema de alerta de desastres naturais

Além dos avisos sobre inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra, o usuário que se cadastrar no serviço vai receber orientações sobre o que fazer e como se proteger.

O sistema de alerta de desastres naturais começou a ser utilizado no Japão há dez anos e atualmente, mais de 20 países, entre eles Canadá, Chile e Bélgica contam com um serviço semelhante.

O sistema começou a funcionar aqui no Brasil nesta segunda-feira. Por enquanto, ele funciona apenas no Paraná e em Santa Catarina. As mensagens avisando sobre a existência do serviço já começaram a ser enviadas pelas operadoras.

Para cadastrar a linha, basta responder a mensagem com o seu CEP. O Coordenador da Defesa Civil Regional, responsável por 107 municípios do norte do estado, Major Wilson Paulino, explica que os alertas serão enviados aos usuários por SMS, mas só quando houver a possibilidade de eventos climáticos mais intensos.

As mensagens são enviadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, e pela Defesa Civil. O coordenador regional do órgão explica que, além dos avisos sobre a ocorrência de inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra, entre outros, o usuário do serviço também vai receber orientações sobre o que fazer e como se proteger.

O primeiro projeto piloto do serviço ocorreu no mês de fevereiro em 20 cidades de Santa Catarina. Em junho, cinco cidades aqui do Paraná, com cerca de 100 mil habitantes, também passaram a contar com o sistema.

Depois do período de testes, o grupo coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações definiu a expansão do serviço para todo o país.

No dia 16 de novembro, o sistema começa a ser oferecido em São Paulo e na sequência será iniciada sua implantação no resto do país.

Comentários