QUINTA, 12/11/2020, 19:35

Parentes de presos protestam por retorno das visitas, mas têm reivindicação negada pelo Depen

A justificativa é a pandemia de coronavírus. Estado não estaria disposto a se responsabilizar por surtos de Covid no sistema prisional.

Um grupo de parentes de presos saiu de Londrina, no dia 09, para se juntar a um protesto, em Curitiba, em frente ao Palácio Iguaçu. As famílias pedem a retomada das visitas presenciais aos encarcerados, que estão suspensas desde março. Na ocasião, elas foram recebidas por uma liderança feminina do PSB, que mediou o contato com a diretoria do Depen. Na tarde desta quinta-feira houve uma reunião entre representantes das famílias e do Departamento Penitenciário. Mas a resposta foi negativa, conforme relata esta mulher que participou da manifestação, mas não quer se identificar.

Algumas penitenciárias de outros estados brasileiros, como São Paulo e Minas Gerais, liberaram visitas presenciais, seguindo um protocolo da OMS. No Paraná, por enquanto, as visitas estão sendo realizadas de forma remota, pela internet. Em geral, as famílias têm 20 minutos para conversar com o parente encarcerado. Mas, segundo os manifestantes, nem todas as unidades prisionais têm sistemas on-line que funcionam.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o Brasil registrou quase 1500 novos casos de Covid no sistema prisional nos últimos 7 dias, sendo 998 encarcerados e 497 servidores.

Por Livia de Oliveira

Comentários