QUARTA, 10/06/2020, 15:22

Paróquias comemoram Corpus Christi de forma diferente este ano

Para comemorar a data, vai ter missa on-line e passeio do Santíssimo Sacramento em cima de um carro, sem procissão de fiéis

Com foco na prevenção e na solidariedade, a comemoração de Corpus Christi vai ser diferente em 2020. Os tradicionais tapetes de pó de serra, sal grosso ou mesmo de produtos recicláveis vão dar lugar a tecnologia e a inovação. Para que haja uma unidade na organização da data, o arcebispo Dom Geremias Steimentz emitiu uma orientação às paróquias, que podem escolher o horário da missa desde que seja on-line, sem a presença de fiéis nas igrejas. Quanto ao passeio do Santíssimo Sacramento pelas ruas, esse será feito em um carro. O objetivo, além de passar em frente às casas, é visitar lugares mais vulneráveis, como hospitais e asilos. Não haverá procissão dos fiéis, como manda a costume.

A Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi nesta quinta-feira. O bispo explica que trata-se de uma festa antiga e muito tradicional. O nome que vem do latim e significa “corpo de cristo”. O objetivo é celebrar solenemente o mistério da eucaristia, que o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Como cada paróquia faz a sua própria programação, a São Vicente de Paulo, que fica na Gleba Palhano, dividiu a festa em duas etapas. O padre Romão explica que a missa será transmitida pelas redes sociais. Em seguida, o Santíssimo Sacramento vai passear pela igreja em um tapete confeccionado pela comunidade. A saída para as ruas será em um carro. Um dos destinos é o asilo São Vicente de Paulo, que fica ao lado do templo.

Como gesto concreto de solidariedade, a paróquia convida os fiéis a fazerem a doação de frutas, que serão doadas às famílias assistidas pela comunidade católica, como destaca o padre.

 

 O feriado de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois da Páscoa.                                                  

Por Claudia Lima

Comentários