QUARTA, 23/09/2020, 10:22

Partidos deixam para a última hora registro de candidaturas na Justiça Eleitoral

Em Londrina, ainda não há nenhum candidato a prefeito registrado, e apenas dois partidos indicaram vereadores

Brasileiros são estigmatizados por terem a mania de deixar tudo para a última hora. E com os partidos políticos não é diferente. Faltando apenas quatro dias para o fim do prazo de registro de candidaturas, poucas legendas enviaram os dados para o DivulgaCandContas, sistema da justiça eleitoral que recebe a confirmação das candidaturas a prefeito e vereador com os dados pessoais e a lista de bens declarados dos candidatos.

 

Em Londrina, por exemplo, até o início da manhã desta quarta-feira, nenhum dos 11 candidatos a prefeito que tiveram os nomes aprovados nas convenções partidárias fez o registro oficial da candidatura. Dos 25 partidos com candidatos a vereador, só dois enviaram os dados: o Patriotas e o Partido Liberal, com 29 candidatos cada.  Pelo que foi apresentado nas convenções, a expectativa é que Londrina tenha 550 candidatos a uma cadeira no Poder Legislativo.


Quatro cidades da região ainda não registraram nenhuma candidatura para prefeito ou vereador: Rolândia, Ibiporã, Jataizinho e Bela Vista do Paraíso.

 

O município com mais registros para prefeito até agora é Cambé, com quatro nomes: Cornado Scheller, do DEM, Dalto, do PSDB, Jorge Teodoro, do MBD e Professor Rômulo, do Cidadania. Já Arapongas tem o maior número de candidatos a vereador até o momento, com 144 nomes de seis partidos. Para prefeito na Cidade dos Pássaros, até o momento, foram registrados o prefeito Sérgio Onofre, que concorre à reeleição pelo PSC e o ex-deputado Waldyr Pugliese, que tenta o cargo pelo MDB.

O prazo para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral termina às 19h do próximo sábado, 26 de setembro. Caso o partido ou coligação não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, isto poderá ser feito individualmente no Tribunal Superior Eleitoral até 1º de outubro.

Vale lembrar que as candidaturas registradas ainda precisam ser analisadas pela justiça, que pode declarar nomes como inaptos antes da realização do primeiro turno das eleições, marcado para 15 de novembro.

Comentários