TERCA, 20/10/2020, 15:21

Pecuarista paranaense tem até 30 de novembro para atualizar rebanhos

Quem não agir dentro do prazo estipulado não poderá obter o documento que permite a movimentação de animais entre propriedades rurais e frigoríficos. Até agora, apenas 40% dos cadastros foram atualizados

A Campanha de Atualização dos Rebanhos deste anos será encerrada no próximo dia 30 no estado. O pecuarista paranaense que não agir dentro deste prazo estipulado não poderá obter a chamada Guia de Trânsito Animal, documento que permite a movimentação de animais entre as propriedades rurais e os frigoríficos para abate. Em 2020, a campanha teve início em maio e está sendo realizada em uma única etapa por conta da pandemia de coronavírus. A atualização pode ser feita no sistema online da Adapar, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, que inclui todas as espécies de animais de produção, o que visa garantir a rastreabilidade e a sanidade de todo o rebanho do estado.

Segundo o órgão regulador, 230 mil propriedades devem atualizar os rebanhos, mas, até o momento, apenas 40% dos cadastros foram realizados. O processo substitui as campanhas de vacinação contra a febre aftosa, que, até 2019, eram feitas duas vezes ao ano. O gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, ressaltou a importância da atualização para garantir a saúde e a segurança dos animais de produção de todo o estado.


Ainda conforme a Adapar, o prazo final é o dia 30 de novembro, mas a partir do próximo dia 31, o pecuarista que não atualizar o rebanho já vai enfrentar dificuldades para obter a Guia de Trânsito Animal, uma vez que o documento estará bloqueado para que não estiver com o cadastro em dia. Já a partir de 1º de dezembro, o pecuarista que ainda estiver com o rebanho desatualizado poderá sofrer sanções e até ser multado. O valor da infração é de cem reais por animal não cadastrado.

O site da Adapar, para mais informações sobre a Campanha de Atualização dos Rebanhos, é o www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaoerebanho.

Por Guilherme Batista

Comentários