QUINTA, 07/02/2019, 19:12

Pequenas empresas respondem por 95% dos empregos no Paraná

Em Londrina, o setor foi responsável pela abertura de 1230 novas vagas   

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia mostram que no Paraná mais de 38 mil postos de trabalho foram gerados pelas micro e pequenas empresas em 2018. O número representa 95% do total de novos empregos formais. O levantamento do Sebrae, com base no Caged, destaca ainda que o crescimento foi de 68% em comparação com 2017.

A maioria das vagas vem do setor de serviço, responsável pela fatia de 66%, ou 25 mil novas vagas no Estado. O comércio aparece em segundo lugar com 18%  seguido da construção civil com 11%.  O gerente regional do Sebrae em Londrina, Fabrício Bianchi, cita que as vagas do setor de serviços são impulsionadas por segmentos como estética e os relacionais ao mercado pet, de animais de estimação.

Na região sul, o Paraná lidera o ranking de geração de empregos em micro e pequenas empresas, seguido de Santa Catarina (31.284)  e Rio Grande do Sul (19.943). Segundo Bianchi, os micro empresários tiveram mais facilidade de contornar o cenário adverso da economia no período de estagnação.

Já Londrina foi responsável em 2018 pela criação de 1230 novas vagas nas pequenas empresas.  Segundo o gerente do Sebrae, a mudança na legislação trabalhista também colaborou para aumento de contratações.

No País, os pequenos negócios geraram no ano passado 580 mil vagas, o maior saldo de empregos formais dos últimos quatro anos.

Por Guilherme Marconi

Comentários