SEGUNDA, 29/05/2017, 00:10

Pesquisa da ACIL mostra que o empresariado de Londrina está otimista com o segundo semestre

Apesar de mais uma crise política, a retomada nas vendas é esperada por quase 85% dos empresários da cidade.

O empresariado da cidade acredita que a segunda metade de 2017 vai ser de retomada da economia e aquecimento nas vendas. A expectativa dos empresários foi revelada em uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina. O levantamento, realizado entre os dias 16 e 22 de maio, mostra que quase 85% dos empresários da cidade esperam melhorar as vendas nos próximos meses. A pesquisa mostra ainda que mais de 13% acreditam que o faturamento deve se manter igual aos primeiros meses do ano e somente 2% disseram acreditar que as vendas podem piorar. A maioria das entrevistas foi feita após a crise política que abalou o governo Temer. Para o superintendente da ACIL, Diego Menão, as últimas pesquisas já indicavam uma esperança maior dos empresários em relação ao futuro, além da melhoria de alguns indicadores. Mas o superintendente avalia que é preciso aguardar um pouco mais para fazer uma análise consistente das repercussões das denúncias do mundo político para a economia.

Para Menão, a economia já está em recessão há muito tempo e esse cenário não tem como piorar. O superintendente da ACIL avalia ainda que a divulgação constante das denúncias tem servido para acalmar um pouco o empresariado.

O levantamento apontou ainda que o consumidor de Londrina vem sendo cauteloso nos últimos meses, mas não tem deixado de gastar. No Dia das Mães, por exemplo, o valor médio do presente foi de pouco mais de R$ 190. O levantamento revela também que a maioria dos lojistas se mostrou proativo diante do cenário econômico negativo: 55% apostaram em novas estratégias para chegar a esses resultados. Diego Menão afirma que o empresariado teve que se desdobrar, buscar estratégias diferenciadas e até novas formas de gestão para conseguir superar a crise.

A pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Londrina foi realizada com 156 empresas da cidade.

Comentários