QUINTA, 14/05/2020, 17:20

Pesquisa da APP-Sindicato quer saber se aulas remotas na rede estadual estão funcionando

Levantamento anterior feito aqui na cidade mostrou que mais da metade dos estudantes londrinenses entrevistados tinha dificuldades com as atividades à distância.

Depois de um levantamento feito em 24 escolas aqui da cidade que mostrou que aproximadamente 60% dos alunos não estavam conseguindo acompanhar as atividades exigidas durante o período de aulas on-line, a APP Sindicato de Londrina decidiu realizar uma pesquisa mais ampla, dessa vez em todo o Estado.

O percentual sobe para 80% quando os alunos são de escolas de bairros distantes, da zona rural e do ensino noturno, afirma o presidente da APP Sindicato Londrina, Márcio André Ribeiro.

As atividades presenciais na rede estadual estão suspensas desde 20 de março. Alguns dias depois, a Secretaria Estadual de Educação passou a oferecer aulas remotas em três canais de televisão alugados apenas para as transmissões e determinou que as atividades dos estudantes passassem a ser feitas e acompanhadas por uma plataforma online e pelo aplicativo Aula Paraná.

Para o presidente da APP Sindicato de Londrina, a parceria com três projetos dos departamentos de Educação e de Ciências Sociais da UEL traz credibilidade à pesquisa e deve confirmar o que os professores já vêm percebendo na prática, que as aulas remotas não estão funcionando.

Márcio Ribeiro diz que as dificuldades dos alunos vão desde a falta de conexão à internet até a dificuldade em acessar os canais abertos de TV onde são oferecidas as aulas.

Além de saber se os alunos estão entregando as atividades, a pesquisa quer avaliar também as condições de trabalho dos docentes.  A professora Ângela Maria de Souza Lima faz parte do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da UEL e explica que a opção foi por uma pesquisa do tipo "Survey", da plataforma " Google forms", onde os entrevistados não precisam se identificar.

Segundo a professora, a meta inicial de ouvir 400 docentes já foi atingida esta semana.

O preenchimento dos formulários pelos professores da rede estadual vai até o dia 19 de maio.

Comentários