SEGUNDA, 04/05/2020, 18:34

Pesquisa da Fecomércio mostra queda na intenção de compra de presentes para o Dia das Mães

Valor médio gasto pelos filhos também caiu, mais um reflexo da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

A sondagem feita pela Fecomércio mostra que quase 70% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães, a segunda data mais importante do ano para o varejo. O número revela uma redução significativa em relação ao ano passado, quando 80% dos entrevistados planejavam comprar ao menos uma lembrança. E a pandemia é a principal causa dessa queda na intenção de compra dos paranaenses para a data. Mais de 66% dos entrevistados disseram que as dificuldades financeiras, em função da crise gerada pelo coronavírus, influenciaram na decisão.

É a menor expectativa de compras para o Dia das Mães desde o começo do levantamento, em 2015, de acordo com o diretor do Sistema Fecomércio, Rodrigo Rosalem.

A sondagem da Fecomércio revela ainda uma redução de R$ 20 no valor médio do presente, que este ano deve ser de pouco mais de R$ 105. Em relação ao tipo de comércio onde comprar o presente, as lojas de rua continuam sendo a preferência de 40% dos consumidores entrevistados. E para agradar as mães, as primeiras opções são as roupas, bolsas e calçados. Além dos perfumes e cosméticos.

De acordo com o diretor do Sistema Fecomércio, o destaque neste Dia das Mães vai para o grande crescimento das compras on-line, que tinham menos de 12% da preferência dos entrevistados na sondagem feita no Natal e mais que dobrou, passando para quase 25%. Mais um efeito da pandemia e do isolamento social.

A pesquisa da Fecomércio mostrou ainda que quando se trata de presentear a mãe, o principal atrativo, disparado, para mais de 42% dos filhos é a qualidade do produto.

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