SEGUNDA, 23/09/2019, 19:31

Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias dá novo salto no estado após dois meses de redução

Diretor da Fecomércio avalia que retomada do índice está relacionada à tramitação da Reforma da Previdência no Congresso.

O índice medido pela Fecomércio passou de 107,1 pontos em agosto para 109,9 pontos em setembro, o que aponta para uma retomada do consumo entre as famílias paranaenses, depois de reduções significativas por dois meses seguidos, junho e julho.

Na variação anual, a alta foi de 6,4% e acompanhou a evolução nacional do indicador. A diferença é que o Paraná voltou ao patamar positivo, com índice acima de 100 pontos desde o mês passado, enquanto a média nacional ainda é considerada negativa, com 92,5 pontos em setembro e elevação mensal de apenas 0,3%.

O diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalem, avalia que os números negativos de junho e julho estão relacionados, fundamentalmente, à tramitação mais lenta do que o previsto da Reforma da Previdência na Câmara e que com a aprovação na Casa e o envio da proposta ao Senado o indicador voltou a crescer.

Na variação mensal entre os pontos que compõem o indicador, destaque para Perspectiva de Consumo, que registrou aumento de 8,4%, Emprego Atual, que cresceu 3,2%, e o Nível de Consumo Atual, que subiu 3,1%.

De acordo com a pesquisa, apenas o indicador Momento para Compra de Bens Duráveis teve queda na variação mensal. Segundo Rosalem, em função de uma acomodação da expectativa elevada que existia entre as famílias com renda acima dos dez salários mínimos.

Na variação anual, os itens Nível de Consumo Atual, 16,5%, Perspectiva de Consumo, 16,%, e Acesso ao Crédito, 15%, apresentaram as maiores elevações na comparação com setembro do ano passado.

Comentários