SEXTA, 27/12/2019, 15:24

Pesquisa mostra alta de 9,5% nas vendas dos shoppings de todo país neste Natal

Apesar de ainda faltarem números, shoppings de Londrina avaliam que movimento foi bom e até um pouco maior que o do ano passado

Não é só o comércio de rua que está comemorando as boas vendas do Natal, com quase 70% dos comerciantes da cidade afirmando que foi uma data melhor ou igual à do ano passado, segundo pesquisa da ACIL. Os shoppings centers de todo o país também estão celebrando o maior movimento nas lojas e restaurantes. As vendas, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, a Alshop, cresceram 9,5% neste ano em relação a 2018. E o faturamento chegou a R$ 37 bilhões.

Entre os presentes mais procurados, segundo a pesquisa da Associação de Shoppings, destaque para os produtos de moda masculina, opção de 58% dos consumidores, os brinquedos, com 40% e os perfumes e cosméticos, com 34%, segundo o levantamento.

Maurício Morelato, superintendente do Boulevard Londrina Shopping, diz que foi um bom Natal, mas o incremento nas vendas vai ter que esperar pelo fim do mês. Ele avalia que a recuperação começou ainda no ano passado e diz que alguns números de agora, como o do fluxo de visitantes, apontam para uma melhora mais consistente da economia. Até a véspera do Natal, a quantidade de visitantes no shopping da zona leste, de acordo com o superintendente, tinha aumentado 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, durante 2019 as vendas cresceram 7,5%, o correspondente a um faturamento de pouco mais de R$ 168 bilhões, ficando acima da expectativa da entidade, particularmente no segundo semestre.

Lorraine More, gerente de Marketing do Shopping Catuai, explica que o centro comercial, por ser uma empresa de capital aberto, não divulga números, mas diz que o crescimento foi expressivo nas vendas deste Natal. Com uma média mensal de 1 milhão de visitantes, o shopping registra anualmente um aumento de dois dígitos no volume de público.  A gerente do Catuaí se mostra otimista, diz que o cenário é bastante positivo e acredita em um resultado melhor em relação a 2018.

Marcos Crestani, superintendente do Aurora Shopping, aposta na retomada da economia e em um consumo maior em 2020.  Ele diz que os números do shopping, que tem apenas quatro anos de existência, ainda não estão fechados também, mas apontam para um aumento nas vendas entre 12% e 14% entre 1º e 24 de dezembro.

A direção da Associação dos Lojistas de Shoppings, avalia que a aprovação da reforma da Previdência e a política econômica com ajuste das contas públicas e redução de juros, além da liberação do FGTS e do PIS/Pasep, foram os grandes responsáveis pelos resultados de 2019. A Alshop reúne os dados de 30 mil pontos de vendas pelo país e representa 400 empresas de varejo.

Comentários