TERCA, 19/03/2019, 18:40

Pesquisa mostra que 64% dos londrinenses têm dívidas

O cartão de crédito ainda é o causador de maior parte do endividamento das famílias.

Uma pesquisa trimestral, realizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina revela que, em comparação com dados nacionais, as famílias londrinenses estão com nível de comprometimento de renda superior e índices de inadimplência elevados. A média no Brasil é de 61,5% e Londrina é de 64,5%, como destaca o economista Marcos Rambalducci.

O cartão de crédito ainda é o vilão das finanças de muita gente. Segundo a pesquisa, ele é responsável pela dívida de 47% das famílias londrinenses, seguido da prestação da casa (19%), prestação do carro (14%) e outros.

Das famílias que possuem dívidas, 17,8% se declaram muito endividados, 57% endividados e 23% pouco endividados. As famílias com renda menor, como destaca o economista, tem um perfil de comprometimento de renda superior. Das famílias que se declararam com dívidas sem atraso, 64,3% vão pagar pelo menos uma parte, enquanto 35,7% declararam que não vão conseguir pagar.

O economista dá orientações aos consumidores para que evitem comprar por impulso. Normalmente, quando termina a euforia, fica a dívida para pagar.

Por Claudia Lima

Comentários