SEGUNDA, 18/01/2021, 18:47

Pesquisa mostra que intenção de consumo das famílias paranaenses começou 2021 em alta

Indicador da Fecomércio registrou aumento de 2,7% em janeiro, sexto mês consecutivo de crescimento.

O indicador, divulgado pela Fecomércio, teve crescimento de 2,7% em janeiro na comparação com dezembro, quando ficou em 95 pontos. De acordo com a pesquisa, foi a sexta elevação consecutiva e o melhor resultado desde maio do ano passado. O índice paranaense se aproximou dos 100 pontos, considerado positivo, e ficou acima da média nacional, de 73,6 pontos.

O diretor do Sistema Fecomercio Paraná, Rodrigo Rosalem, diz que a pesquisa de janeiro revela a manutenção da tendência de retomada do consumo após o período crítico da pandemia, entre junho e julho. Ele destaca ainda que a situação no emprego também vem motivando os paranaenses a consumirem mais.

No quesito Emprego Atual, por exemplo, houve aumento de 3,5%, e a parcela que afirmou se sentir mais segura em relação ao trabalho voltou ao patamar anterior à pandemia, pouco mais de 41%.

Segundo Rosalem, o índice, que de forma geral melhorou em todas as classes, ficou em 97,2 pontos entre as famílias com renda de até dez salários mínimos e 99,2 nas famílias com renda superior a isso.

O indicador Renda Atual teve alta de 1,3% sobre dezembro e, de acordo com a pesquisa, 52% dos paranaenses consideram que a renda familiar está melhor do que no mesmo período do ano passado, enquanto quase 31% acham que está igual.

O fator que mais contribuiu para o aumento do indicador aqui no Estado foi a Perspectiva de Consumo para os próximos meses, que teve variação mensal de mais de 14%, mas ainda vem segurando o indicador, afirma Rosalem.

O diretor da Fecomercio diz ainda que o Nível de Consumo Atual também subiu de maneira consistente em janeiro, com alta de 5,5% em relação a dezembro, e deve ajudar a melhorar o indicador geral até março.

Comentários