TERCA, 27/11/2018, 19:42

Pesquisa mostra que mais de 90% das casas de 155 municípios paranaenses já têm o sinal digital nas televisões

Desligamento do sinal analógico ocorre nesta quarta-feira à meia-noite. Para quem tem direito ao kit gratuito e não retirou os equipamentos, uma boa notícia: o prazo será prorrogado.

No dia 31 de janeiro desse ano, Curitiba e mais 26 cidades do estado passaram a operar exclusivamente com o sinal digital. E nesta quarta-feira, 28 de novembro, às 23 horas e 59 minutos, será a vez de mais 155 municípios paranaenses, entre eles Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e Londrina, darem adeus ao sinal analógico nas TVs. A Seja Digital foi criada, por determinação da Anatel, para operacionalizar a mudança e garantir que a população tivesse acesso à TV Digital.

Segundo a coordenadora regional do Seja Digital, Sandra Frasson, uma pesquisa encomendada pelo programa revelou que 92% das pessoas estão com suas residências já com sinal digital. Nessas 155 cidades foram distribuídos 328 mil kits, de um total de 449 mil disponibilizados.

Nas 34 cidades da região de Londrina, cerca de 70 mil famílias de baixa renda tinham direito ao kit gratuito, com antena e conversor. Dos 47 mil kits disponíveis aqui para a cidade, 33 mil foram entregues. Em Londrina, a pesquisa revelou ainda que 70% dos domicílios já têm o sinal digital.

O resultado ficou abaixo da média verificada nas 154 cidades, mas, de acordo com Sandra Frasson, atingiu o mínimo da meta estabelecida, de 70%, e com isso fica oficializado o desligamento do sinal analógico. A boa notícia é que o prazo para entrega dos kits foi prorrogado.

A coordenadora do Seja Digital explica que o processo começou em 2015 e, de acordo com o cronograma definido pelo Governo Federal, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado agora em 2018 e até 2023 em todo o país.

Sandra Frasson destaca o tamanho da tarefa e avalia que os resultados são extremamente satisfatórios.

Para quem não tem direito ao kit gratuito, os receptores mais baratos podem ser encontrados no mercado por cerca de R$ 50, e a antena UHF externa pode ser adquirida por mais ou menos R$ 35.

Comentários