SEGUNDA, 10/12/2018, 06:15

Pesquisa mostra que paranaenses podem terminar 2018 menos endividados

E o índice de inadimplência caiu no estado no mês passado.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), os paranaenses devem terminar 2018 com menos dívidas. Segundo a coordenadora de pesquisas da entidade, Priscila Andrade apesar da queda do índice ser pequena, ela é significativa e mostra que as pessoas estão mais preocupadas em entrar o ano com uma melhor condição financeira. Em novembro, 89,2% das famílias possuíam algum tipo de dívida. Valor menor que os 89,5% registrados no mês anterior. 

Segundo a pesquisa, o endividamento no estável vem se mantendo estável desde agosto no Paraná. Apesar disso, ainda é o estado que lidera o ranking, tendo atrás o Distrito Federal e Santa Catarina. A coordenadora conta que as famílias com renda superior a 10 salários mínimos são as mais endividadas.

Apesar disso, em novembro, a inadimplência caiu. O índice passou de 52,5% em outubro para 50,3% no mês passado. Na lista de vilões da vida financeira, estão: o cartão de crédito, responsável por 72,5% das dívidas com mais de 90 dias em atraso; os financiamentos de carros (8,9%) e de casa (8%).  

Por Claudia Lima

Comentários

Publicidade