QUINTA, 02/01/2020, 19:31

Pesquisa mostra que, pelo segundo ano, guardar dinheiro é a principal meta financeira do brasileiro para 2020

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil revela que ainda que 78% dos consumidores cortaram despesas em 2019, principalmente as refeições fora de casa.

Todo Ano Novo é a mesma história. Momento de estabelecer metas e se planejar. E com a perspectiva de uma economia melhor, muito brasileiro vem apostando em poupar. Os números levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil, mostram que, pelo segundo ano seguido, guardar dinheiro é a principal meta financeira do brasileiro. Foi o que disseram 49% dos entrevistados.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti avalia que o dado revela um novo padrão de comportamento do brasileiro, mas diz também que diante das dificuldades econômicas e da falta de educação financeira de parte da população, tem sido difícil cumprir a meta.

A pesquisa revela ainda que houve uma queda de 11 pontos percentuais entre os que estão otimistas com a economia do país para 2020. O número passou de 72% para 61% na comparação com os que esperavam um cenário melhor no ano passado.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, a pesquisa mostra ainda que 78% dos consumidores fizeram cortes no orçamento no ano passado, principalmente as refeições fora de casa, 46%, a compra de roupas, calçados e acessórios, 44%,e viagens, caso de 41% dos entrevistados.

A pesquisa entrevistou 600 pessoas de todas as classes sociais e em todas as regiões brasileiras, entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

Comentários