QUARTA, 16/12/2020, 18:21

Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Paraná revela que 68% dos empresários entrevistados estão otimistas

Industriais apostam no aumento das vendas e na conquista de novos mercados.

A pesquisa foi feita entre15 de outubro e 26 de novembro e reflete o clima em mais de 50 mil estabelecimentos industriais de 37 segmentos. Apesar das incertezas geradas pela pandemia, 68% dos empresários acreditam que o ano que vem será de retomada consistente da economia. O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins, acredita que apesar de estarmos passando por um pico da Covid, a possível chegada de uma vacina traz otimismo.

Para quase 60% dos entrevistados, as indústrias paranaenses tiveram um desempenho bom ou muito bom neste ano.  Para o ano que vem, a expectativa é de aumento nas vendas e abertura de novos mercados. O presidente afirma que os resultados do último trimestre apontam para o crescimento.

Menos de 5% dos industriais estão pessimistas. Mesmo assim, o economista Evanio Felippe avalia que os entrevistados também estão cautelosos, afinal, a crise afetou o mundo todo.

Já o economista Marcelo Alves, destaca as prioridades dos empresários para o ano que vem.

Quase 60% dos entrevistados não têm intenção de fazer compras no exterior principalmente em função do câmbio desfavorável. A alternativa é investir em fornecedores nacionais. Entre os que pretendem comprar fora, a intenção é adquirir insumos e matérias-primas, máquinas e equipamentos e serviços de tecnologia. As indústrias paranaenses geram 792 mil empregos no estado.

Por Livia de Oliveira

Comentários