TERCA, 28/11/2017, 19:17

Pesquisa revela que aumentou a perspectiva de consumo do paranaense para o Natal

Segundo levantamento da Fecomércio, mais de 76% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes para a data.

O período mais importante do ano para o varejo. E se as pesquisas revelam que o consumidor está disposto a comprar, melhor ainda, mais motivo para o comerciante estar animado para o fim de ano.

A Sondagem de Intenção de Compras para o Natal, da Fecomércio, mostra que pouco mais de 76% dos paranaenses pretende comprar presentes n a data mais importante do comércio varejista.

O percentual é superior ao do ano passado, quando 75,5% das pessoas pretendiam presentear alguém. A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, diz que o número reflete o cenário atual de melhora na economia e vem animando e deixando o consumidor mais confiante.

Pelo levantamento, o número de pessoas presenteadas este ano deve ser maior que em 2016. Pouco mais de 75% dos entrevistados pretendem presentear até 5 pessoas. Em 2016 essa parcela era de 83%.

Mas, o valor dos presentes deve ser um pouco menor. O chamado tíquete médio deve ficar em R$240,00 para a compra de tudo. No ano passado, o número de presenteados era menor, mas o valor do tíquete médio foi de R$292. Priscila Andrade destaca que a lembracinha deve ser, mais uma vez a estrela desse Natal.

O pagamento à vista ainda é a preferência de 58% dos paranaenses, assim como no ano passado, essa tem sido a preferência da maioria dos consumidores. Parcelar as compras no cartão de crédito deve ser a opção de 28% dos consumidores. Já a compra no cartão de crédito para pagamento integral na data do vencimento será a escolha de 13%. A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio ressalta que a sondagem revela apenas um desejo do consumidor, uma intenção, mas na hora da compra, geralmente, as coisas mudam.

O levantamento também mostrou que o carnê ou crediário está cada vez mais em desuso e aparece como possibilidade de pagamento para apenas 1% dos entrevistados.

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