SEGUNDA, 24/09/2018, 06:10

Pesquisa revela queda no nível de ocupação da indústria metalmecânica em agosto

Redução fez o número de demissões aumentar no setor e está relacionada ao aumento de preço das matérias primas e à queda nas vendas.

A Indústria Metalmecânica da região de Londrina registrou uma queda no nível de ocupação da capacidade instalada em agosto. O índice, que tinha sofrido alta em julho, caiu mais de 6 pontos no mês seguinte, chegando 64,5%. O economista e coordenador da pesquisa, professor Marcos Rambalducci, afirma que a redução no nível de ocupação da capacidade instalada do segmento está relacionada a alguns fatores como a queda da demanda e o aumento de preço das matérias primas.

Com esse cenário, o número de desligamentos cresceu em agosto. De acordo com o levantamento, o índice de evolução do número de empregados teve um comportamento negativo pelo quinto mês seguido e fechou com quase 46 pontos. Em agosto, mais empresas desligaram funcionários de seus quadros que no mês anterior. Em apenas dois meses desse ano houve mais contratações do que desligamentos.

Apesar do aumento das demissões em agosto, Rambalducci acredita que, já a partir desse mês, o setor deve começar a dar sinais de recuperação, principalmente pelo aumento da demanda de fim de ano do varejo.

O coordenador da pesquisa avalia que a situação da indústria Metalmecânica aqui da região reflete, de forma geral, as dificuldades da economia brasileira. Para Rambalducci, apesar do aumento nos custos, a indústria tem evitado repassá-lo para o produto final, com receio de perder ainda mais.

A Sondagem da Indústria Metalmecânica aqui da região é realizada mensalmente pelo Sindimetal Norte Paraná.

Comentários