SEGUNDA, 18/03/2019, 06:05

Pesquisadores pretendem visitar cinco mil domicílios de Londrina para montar o Plano de Mobilidade Urbana

Esta é a segunda fase do projeto, que visa entender o trânsito de carros e pedestres na cidade para os próximos 25 anos. 

Seis mil questionários já foram respondidos por londrinenses. O objetivo é saber como é fluxo de veículos e pessoas pelas vias de Londrina. Uma das fases do Plano de Mobilidade Urbana. As perguntas foram feitas em 30 pontos, inclusive nos cruzamentos, como destaca Denise Ziober, diretora de trânsito e sistema viário do IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina).

Agora, a segunda etapa consiste em visitar cinco mil domicílios. Ao todo, devem ser preenchidos 40 mil questionários, de pessoas com mais de 10 anos, que relatam a rotina de deslocamento diário. Essas informações compõem um banco de dados que vai ser utilizado pelo município na elaboração de projetos.

A diretora pede que a população atenda os pesquisadores, principalmente nesta etapa de levantamento de dados nas casas. Os pesquisadores estarão identificados para dar mais segurança ao morador.

A previsão é que todo o Plano esteja pronto até o final do ano. Uma empresa foi contratada pelo município e começou a coleta de dados no final de outubro do ano passado.

Por Claudia Lima

Comentários