QUARTA, 04/04/2018, 19:00

Plano de Demissão Voluntária da Emater é encerrado com adesão de mais de 300 servidores

Secretário de Agricultura diz que com PDV e autorização para nomear novos servidores, Instituto deve dar uma oxigenada nos quadros. Norberto Ortigara anunciou a saída do cargo e uma possível candidatura a vice-governador em outubro.

Os profissionais da instituição tiveram até a última terça-feira para aderir ao Plano de Demissão Voluntária. O Governo autorizou a adesão de até 330 servidores ao PDV, mas o plano, que foi encerrado nesta terça-feira, teve 321 servidores interessados.

Os interessados em aderir ao plano deveriam ter mais que 35 anos de trabalho na Emater e média de 60 anos de idade. Na última nomeação para o Instituto, foram chamados apenas 143 servidores. Para o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, o quadro da instituição envelheceu nos últimos anos e a renovação já era necessária há algum tempo.

Segundo Ortigara, para repor o pessoal que está saindo devem ser chamados, pelo menos, 259 aprovados no último concurso do Instituto. O decreto de nomeação, de acordo com o secretário, deve ser publicado já na próxima sexta-feira.

O secretário explica que, como o edital prevê a indenização de 80% da remuneração atual dos servidores por 36 meses, o Governo vai conseguir economizar, mensalmente, 20% da folha salarial, além dos encargos.

Ortigara está há sete anos e três meses na pasta e foi o secretário que ficou mais tempo no cargo. Para o secretário, nesses dois mandatos o estado registrou avanços em diversos setores. Segundo ele, a produção de grãos, por exemplo, cresceu 26% nesse período, além da produção de frangos, que aumentou mais de 58% e o estado se tornou líder no mercado interno e também na exportação.

O secretário destacou ainda a mudança de status e o reconhecimento internacional do Brasil, esta semana, como área livre de aftosa com vacinação.

Convidado a ser vice-governador na chapa do deputado estadual Ratinho Júnior, e avaliando uma candidatura a deputado federal, Ortigara não quis confirmar qualquer candidatura e disse que vai esperar a definição dos partidos na convenção de julho. Confirmou apenas que vai se desincompatibilizar e que entregou a carta de demissão ao governador na segunda-feira passada. O último dia de trabalho é nesta sexta-feira.

Comentários