SEGUNDA, 28/02/2022, 18:08

População pode regularizar situação eleitoral até 4 de maio

Data também é prazo limite para pedir primeira via do documento. Serviços podem ser solicitados pela internet.

Em ano de eleições, é preciso estar atento a alguns prazos. Um dos mais importantes é o período para regularização do título de eleitor. O procedimento pode ser feito até o dia 4 de maio. A mesma data vale como limite para quem for pedir a primeira via do documento, com o intuito de votar ainda em 2022.

Rubiane Kreuz, coordenadora de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) explica que, atualmente, todo o processo é realizado de forma digital, pela plataforma Título Net, sem a necessidade de comparecer em alguma unidade para solicitar o serviço.

Ela aponta que devido ao atendimento remoto, os eleitores que forem fazer o título pela primeira vez, não vão contar com biometria ou foto no documento digital. A coordenadora reforça, porém, que estes também estão aptos a votarem normalmente nas eleições deste ano.

Rubiane destaca a importância de a população regularizar a situação e recomenda que o eleitorado não deixe para a última hora. Aqueles que estão com pendências precisam lidar com uma série de limitações. A pessoa, por exemplo, tem dificuldades para tirar o passaporte ou dar entrada em um curso superior.

A coordenadora lembra ainda que os eleitores podem tirar dúvidas com o Fórum Eleitoral. Em Londrina, o telefone é 3342-1978 e funciona de segunda a sexta-feira, 12h às 18h. Outro canal disponível é o Disque-Eleitor, que atende pelo 0800-640-8400.

No site do TER-PR também é possível encontrar orientações sobre como realizar os procedimentos. O título pode ser solicitado por pessoas com 15 anos que vão completar 16 até 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições em 2022. A segunda etapa de votações está prevista para o dia 30 do mesmo mês.

Comentários