QUARTA, 05/08/2020, 19:37

Por conta da pandemia, treinamento de mesários que vão trabalhar nas eleições será feito à distância

Vídeos da capacitação já começaram a ser gravados na sede do próprio TRE, que já avalia a possibilidade de manter o sistema para as próximas eleições.

Com a pandemia, o treinamento dos mesários que vão atuar nas próximas eleições será realizado, pela primeira vez, de maneira on-line. As gravações das vídeo-aulas, que estão sendo feitas nos estúdios do próprio Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba, começaram na última segunda-feira. E segundo o TRE, 25 técnicos do próprio órgão participam do trabalho de produção dos 30 vídeos, incluindo a gravação e edição do material.

O presidente do TRE, desembargador Tito Campos de Paula, ressalta a novidade, mais um desafio de uma eleição diferenciada, e diz que o órgão já avalia a possibilidade de manter o treinamento virtual também nas próximas eleições, pela agilidade na capacitação dos mesários.

Com a previsão de 22 mil seções eleitorais no Estado, o total de mesários no Paraná deve chegar próximo dos 90 mil. Uma das vantagens do treinamento à distância, para o presidente do TRE, é fazer com que esse verdadeiro exército de mesários não precise se deslocar.

Segundo Tito Campos de Paula, o Tribunal iniciou, na semana passada, as primeiras simulações de votação já com os novos protocolos de segurança e que uma das principais preocupações é a agilidade na votação para evitar a formação de grandes filas.

O conteúdo dos vídeos, de forma geral, estão relacionados com as tarefas do mesário no dia da eleição e os procedimentos que devem ser adotados. Tito Campos de Paula diz que a preocupação com as medidas sanitárias é parte fundamental do treinamento e vai exigir do órgão, por exemplo, um reforço no número de orientadores do Tribunal do lado de fora das seções para agilizar o processo.

Até agora está definido que serão distribuídas máscaras e luvas para os mesários, álcool gel para mesários e eleitores, além da marcação no piso da distância entre os eleitores na fila. A biometria também foi suspensa para evitar filas e aglomerações.

Tito Campos de Paula afirma ainda que a Justiça Eleitoral em parceria com entidades da área da saúde e especialistas estudam novas medidas de proteção para o dia da votação. A convocação dos mesários começa em 18 de agosto e vai até 16 de setembro.

Comentários