QUARTA, 01/09/2021, 17:11

Por questões estéticas e de urbanismo, prefeitura desiste da ideia de instalar concertinas nos muros dos cemitérios de Londrina

Licitação de R$ 158 mil foi cancelada pelo município, que continua atrás de alternativas viáveis para melhorar a segurança dos espaços.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, confirmou, em entrevista à CBN nesta quarta-feira (1º), que a prefeitura desistiu da ideia de instalar as chamadas concertinas, aqueles arames farpados em formato circular, nos muros dos cemitérios de Londrina, para dificultar a entrada de ladrões e vândalos durante a madrugada.

A proteção seria uma resposta do poder público à onda de furtos que tem tomado conta de todos os cemitérios da cidade já há alguns meses. Os crimes são registrados quase diariamente. Os ladrões invadem os locais para furtar as peças de bronze e de metal das lápides. Centenas de sepulturas já foram atacadas. Normalmente, os criminosos agem quando já está escuro, e fogem rapidamente antes da chegada da polícia ou dos guardas municipais.

A Acesf, responsável pelos espaços, chegou a lançar uma licitação no valor de R$ 158 mil para contratar uma empresa que ficaria responsável por fazer a instalação das concertinas nos cemitérios. O processo, no entanto, foi cancelado por questões estéticas e de urbanismo. O município constatou que os arames poderiam trazer prejuízos à imagem do entorno dos cemitérios, o que acarretaria em ainda mais transtornos aos usuários e vizinhos dos espaços. O secretário de Gestão Pública garantiu que a prefeitura continua atrás de alternativas viáveis para melhorar a segurança das áreas. Entre as ideias, destaque para a implantação de alarmes e câmeras de videomonitoramento nos locais.

Apesar disso, ele não estipulou um prazo para que essas alternativas comecem a sair do papel.

Por Guilherme Batista

Comentários