SEXTA, 07/05/2021, 08:00

Potencial turístico de Londrina é discutido na Câmara de Vereadores

Setor confia em políticas públicas para retomada após prejuízos graves com a pandemia

O Dia Nacional do Turismo, celebrado em 8 de maio, foi lembrado na sessão desta quinta-feira da Câmara de Vereadores de Londrina. Representantes relataram as dificuldades enfrentadas pelo setor diante dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19, tanto na realização de eventos quanto na ocupação de hotéis e redução significativa no número de viagens.

Uma pesquisa feita pela Asssociação dos Meios de Hospedagem de Londrina e Região revela que a ocupação de leitos em hotéis da cidade caiu em mais da metade em 60% dos estabelecimentos. Um em cada três hotéis reduziu o quadro de funcionários em pelo menos 40%. O diretor de planejamento da associação, Pietro Veronezzi, cobrou políticas públicas para que o setor volte a crescer.

Há dois anos, Londrina recebeu um selo “Classe A” no Mapa do Turismo Brasileiro, o que permite recebimento de verba de até 1 milhão de reais por ano para investimentos no setor. O presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, valorizou o reconhecimento diante das características da cidade.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, destacou avanços nas políticas públicas ligadas ao setor, como a redução de 5 para 3% da alíquota do Imposto Sobre Serviço para eventos. Ele também relatou ações que estão em desenvolvimento para atrair turistas para a cidade. 

Comentários