SEGUNDA, 22/01/2018, 06:15

Praça de atendimento da prefeitura de Londrina faz plantão para atender exclusivamente pedidos de isenção do IPTU

A intenção é atender com mais agilidade o público específico.

No último sábado a praça de atendimento da prefeitura de Londrina atendeu somente os interessados em pedir isenção do IPTU das 8h da manhã até as 3h da tarde. 

A praça de atendimento ficou lotada, tinha fila para o lado de dentro da prefeitura e seguiu até o entorno do prédio. Haviam cadeiras para os idosos que pegaram a senha aguardarem, mas não foi o suficiente para que todos pudessem sentar.

O aposentado Rodrigo Lins Costa, de 77 anos, morador do Jardim Espanha, região leste da cidade, revelou que em anos anteriores, se ele quisesse poderia ter ido a prefeitura solicitar a isenção, mas como não era muito ele preferia pagar e contribuir, agora com o aumento do imposto ele quer o direito de 100% de isenção.

Para ter o direito de isenção é preciso ter mais de 63 anos de idade, viuvez, ambos com renda de até cinco salários mínimos e ter apenas um imóvel que deve residir, pessoas com necessidades especiais com incapacidade total e permanente para o trabalho, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, templos religiosos, entidades assistenciais e associação de moradores. Em caso de confirmação da isenção do IPTU, também fica isenta, automaticamente, a taxa de coleta de lixo que vem cobrada no mesmo documento bancário.

A intenção do atendimento exclusivo no sábado é dar mais agilidade no procedimento, já que a praça de atendimento tem ficado lotada durante a semana com reclamações do aumento do tributo na cidade.

O benefício é concedido oficialmente após a aprovação dos documentos e o deferimento do pedido, passando a valer já para o exercício de 2018 em diante.

Ao todo, são oferecidas pela Prefeitura sete modalidades de isenção, parciais ou totais, conforme as disposições estabelecidas na legislação municipal.

A Dona Luzinete Ferraz, viúva, de 76 anos de idade, moradora do Jardim Ouro Branco, região sul, havia perdido o benefício de isenção há alguns anos, conseguiu e depois perdeu, precisou pagar dois anos, agora reivindica novamente o direito. 

A aposentada Delmira Santos, de 66 anos de idade, Parque Ney Braga, tentou outros anos a isenção, mas não foi aprovada, ela acredita que agora vai conseguir. Dona Delmira revela que o aumento do imposto a impossibilita de pagar, já que recebe apenas um salário mínimo e gasta tudo com remédios. No ano passado o IPTU dela veio R$ 90, esse ano com a taxa de lixo passa de R$ 400.

Durante a semana outros dois postos de atendimento estão disponíveis, além da Praça da Prefeitura, na região leste, há um posto localizado dentro do Shopping Boulevard, na Avenida Theodoro Victoreli, 150, 2º andar. O atendimento é realizado das 10h da manhã às 10h da noite. Outro local disponível à população, de segunda a sábado, fica na região oeste. O atendimento ocorre, das 9h da manhã às 9h da noite, no shopping Armazém da Moda (loja 149), na Avenida Tiradentes, 1.411, Jardim Shangri-lá.   

Comentários