SEGUNDA, 27/01/2020, 07:07

Praça de Atendimento da Prefeitura teve fila no fim de semana para receber os pedidos de isenção do IPTU

Apesar da possibilidade de fazer a solicitação pela internet, a fila começou ainda cedo com muita gente indo à sede da Prefeitura fazer a solicitação.

Uma hora antes da abertura do portão, às 9 da manhã, o aposentado Izail trindade já estava na Praça de Atendimento da Secretaria de Fazenda. Primeiro da fila, ele conta que já tem a isenção, mas como o carnê não chegou, decidiu ir até a Prefeitura para verificar se está tudo certo.

O seu Lázaro já se aposentou, mas conta que ainda faz uns bicos para se manter. Último da fila quando os portões foram abertos, ele diz que não tem condição de pagar o IPTU de R$ 2 mil e foi à Prefeitura pedir a isenção pela primeira vez.

A redução dos valores pode ser parcial ou total, dependendo do caso. Mais de 17 mil isenções já foram feitas e os contribuintes vão receber o carnê com a isenção parcial ou total.

O secretário municipal de Fazenda em exercício, Fábio Tanno, explica quem tem direito à isenção do pagamento do IPTU.

Os pedidos de isenção podem ser feitos até dezembro e a média histórica tem sido de cerca de 4 mil solicitações por ano. Fábio Tanno explica que a recomendação é para que o contribuinte faça o pagamento do carnê. Caso o pedido seja aceito, ele solicita à Prefeitura a devolução do valor pago. Se não quitar o boleto e o pedido for indeferido, o cidadão vai ter que arcar com juros e multa.

Para conseguir a isenção, os contribuintes devem apresentar todos os documentos obrigatórios originais, que serão anexados ao processo eletrônico no sistema da Prefeitura.

Comentários