TERCA, 09/01/2018, 18:40

Prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural é prorrogado para 31 de maio

Para Federação da Agricultura prazo anterior era extremamente curto e acabou resultando em grande número de produtores que não entregaram a declaração ou que fizeram o cadastro com erro.

O prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural acabaria no dia 31 de dezembro passado, mas foi prorrogado para 31 de maio. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todas as propriedades rurais do país.

No Paraná, o Governo estabeleceu uma rede de parceiros, entre eles a EMATER e a FAEP para cadastrar as mais de 320 mil propriedades rurais. O assessor da presidência da Federação da Agricultura, Carlos Augusto de Albuquerque, diz que a FAEP também foi uma das responsáveis, junto com o Senar, pelo treinamento dos mais de 3 mil técnicos do estado escalados para apoiar os produtores do estado na tarefa.

O assessor da Federação da Agricultura avalia que o prazo estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente foi extremamente curto, o que acabou resultando em uma grande quantidade de cadastros com erros, além de um grande número de propriedades que não fizeram o CAR.

Com a prorrogação, Albuquerque acredita que os produtores vão poder corrigir os dados informados e aqueles que não entregaram a declaração vão ter mais tempo para fazer o cadastro com calma.

O assessor da FAEP diz que o CAR vai formar uma base de dados com diversos usos, entre eles o monitoramento e o combate do desmatamento, além de permitir o planejamento ambiental e econômico de cada propriedade rural.

Albuquerque diz ainda que os produtores que não fizerem o cadastro dentro do novo prazo, 31 de maio, estarão sujeitos a multas e terão que cumprir condições mais rígidas para a recuperação ambiental da propriedade, de acordo com o estabelecido no antigo Código Florestal.

Comentários