TERCA, 19/10/2021, 17:20

Prazo para limpeza de túmulos em Londrina se encerra no dia 29 de outubro

Estimativa da Acesf é de que 100 mil pessoas visitem cemitérios da cidade no feriado de Finados.

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) divulgou as datas para manutenção de túmulos para o feriado de Finados, em 2 de novembro. Para reparos e construções, o prazo máximo é na próxima quarta-feira, 27 de outubro.

Já no caso de pintura dos jazigos, a data limite é no dia 28. Por outro lado, o período para limpeza dos locais vai até 29 de outubro. Péricles Deliberador, superintendente do órgão explica que para algumas destas atividades, é necessário pedir autorização diretamente na sede da Administração.

Neste ano, a expectativa é de que aproximadamente 100 mil pessoas visitem os espaços ao longo de todo o feriado. Apesar disso, apenas uma missa será celebrada, no cemitério São Pedro, no centro de Londrina, às 9h. Segundo Deliberador, a medida foi adotada como forma de evitar o contágio pelo coronavírus.

Ainda em relação à pandemia, o superintende pede que a população siga os protocolos de prevenção à Covid-19 durante o feriado, com o uso de máscara de proteção e álcool gel. Além disso, ele reforça que flores de plástico estão proibidas nos cemitérios, para impedir novos criadouros do mosquito da dengue na cidade.

A Acesf também orienta aos visitantes que estejam atentos para evitar aglomerações. No caso de pessoas que apresentem algum problema de saúde, como gripe ou resfriado, Péricles Deliberador recomenda que, se possível, evitem visitar os locais no feriado de Finados.

Por Victor Assis

Comentários