QUARTA, 18/07/2018, 19:49

Prazo para partidos escolherem candidatos começa nesta sexta-feira

Cenário das eleições no estado mostra polarização em torno de três nomes, apesar da indefinição dos partidos a nível nacional. 

Faltando um dia para o início das convenções partidárias que definirão os candidatos nas próximas eleições, o cenário ainda é de indefinição na maioria das pré-campanhas. Os presidenciáveis continuam negociando alianças e até agora nenhuma das principais pré-candidaturas conseguiu, por exemplo, definir o seu candidato a vice.

O prazo começa nesta sexta-feira, 20 de julho, e vai até 5 de agosto. De acordo com o calendário eleitoral de 2018, as legendas têm até as 19h do dia 15 de agosto para apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral o requerimento de registro de candidatos para todos os cargos em disputa. No dia seguinte,16 de agosto, a propaganda eleitoral fica liberada.

Diante desse quadro, os partidos têm deixado as definições para a última hora. O comentarista de política da CBN Londrina, Elve Cenci, avalia que essa é uma eleição totalmente atípica, por dois motivos.

Elve Cenci destaca a grande indefinição no cenário nacional, com os principais partidos ainda patinando na escolha dos candidatos à presidência.

No cenário estadual, tudo indica que serão três coligações com candidatos ao Governo. Mas o quadro paranaense depende, e muito, das definições a nível nacional. Cida Borghetti, que deve realizar a convenção nos últimos dias do prazo, vai tentar a reeleição. A governadora deve disputar o cargo com o deputado estadual Ratinho Júnior, do PSD, e o ex-senador Osmar Dias, do PDT.

Comentários