SEGUNDA, 01/03/2021, 10:53

Prefeito alerta para a falta crônica de leitos durante live; em Londrina e região, 50 pessoas aguardam pela liberação de vagas

Em todo o estado, são 555 pacientes à espera de acomodação em hospitais.

O prefeito Marcelo Belinati abriu a live nas redes sociais durante a noite deste domingo (28) alertando sobre a falta crônica de leitos em todo o estado para receber pacientes com coronavírus. Ele reiterou que o Paraná, sob lockdown até o dia 8 de março, vive o pior momento da pandemia, e lembrou que, atualmente, 555 pessoas aguardam em hospitais menores, de pequena e média complexidade, pela liberação de vagas nas instituições que são referência para o tratamento da doença.

Deste total, 295 pacientes esperam por leitos na região de Curitiba; 112 na região de Cascavel; 98 na de Maringá; e 50 pessoas aguardam por leitos, de enfermaria e UTI, em Londrina e região. Ao lado do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, Belinati também comentou as vagas ainda existentes nos hospitais das quatro macrorregiões. São apenas 52 em todo o estado (24 na região de Curitiba; quatro na de Cascavel; nove na de Maringá; e 15 na região de Londrina).

Além dos leitos superlotados, segundo Belinati, ja é registrada no estado a falta de respiradores nos hospitais.

O prefeito também fez questão de enviar um recado para a parcela da população que ainda não acredita na gravidade da doença.

Por Guilherme Batista

Comentários