SEGUNDA, 22/05/2017, 19:24

Prefeito de Londrina teria recebido doações oficiais da JBS nas eleições de 2014, quando era candidato a Deputado Federal

A informação foi rebatida pelo gabinete do prefeito alegando que a doação foi feita ao Partido Progressista e declarada com comprovações no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Uma reportagem da Gazeta do Povo apontou que políticos do Paraná teriam recebido doações em campanhas eleitorais da JBS, empresa que mais deu propina a políticos do país.

A JBS está sendo investigada na pela Procuradoria Geral da União. Representantes da empresa teriam dito em delações que comprou políticos por meio de caixa 2 e doações oficiais e até declaradas no Tribunal Superior Eleitoral.  No caso do Paraná são 22 políticos que receberam mais de R$ 16 milhões durante as campanhas.

A reportagem ainda aponta o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, do PP, que teria recebido R$ 400 mil durante a campanha de 2014, quando concorria ao cargo de Deputado Federal.

Nossa reportagem procurou o prefeito por meio da assessoria de imprensa da prefeitura de Londrina, ele não deu entrevista, mas informou que não é verdadeira a notícia que a JBS fez doação para a campanha do então deputado federal de Marcelo Belinati.

Segundo a nota da assessoria a JBS fez, sim, doações ao Partido Progressista, da mesma forma que o fez, para outros 27 partidos políticos.

Marcelo considera que a doação ao Diretório Nacional do Partido Progressista, repassando recursos oriundos de doação oficial da JBS, assim como ocorreu com outros candidatos do partido.

Os repasses ao Partido Progressista, assim como as demais doações, estão declarados no Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Mas os recursos no próprio site do TSE apontam que a doação feita ao partido seria direcionada à campanha de Marcelo Belinati.

A nota da prefeitura de Londrina à nossa reportagem ainda ressalta que “a exemplo de tudo que fez na vida, Marcelo Belinati, teve um mandato como deputado federal pautado pela transparência, honestidade e coerência. Em nenhuma votação ou ação parlamentar beneficiou a JBS ou qualquer outro grupo econômico. Diante das denúncias realizadas, Marcelo enxerga a situação atual do país com preocupação e apoia toda iniciativa de investigação e punição aos culpados”.

O presidente do Partido Progressita em Londrina, Bruno Ubiratan que é chefe de gabinete do prefeito Marcelo Belinati, reafirmou que os recursos repassados em campanhas são todos declarados ao TSE e estão comprovados no próprio site.

Comentários