QUINTA, 21/06/2018, 19:16

Prefeitura afirma que problema de falsificação de atestados por pacientes só deve ser resolvido com informatização do sistema

Mas, não há previsão de data para essa interligação de postos de saúde e padronização do documento.

Empresas de Londrina utilizam o serviço de verificação da secretaria municipal de saúde para saber se os atestados médicos de funcionários são válidos. Isso por que tem paciente que falsifica o documento. O secretário Felipe Machado reconhece o problema, mas atribui a solução a informatização do sistema da saúde pública. Segundo ele, a administração está implantando, sem data definida para conclusão, a interligação dos postos de saúde. Assim, os atestados serão emitidos pelo sistema e poderá ser acessado por toda a rede, o que deve evitar fraudes.

De acordo com o secretário, apesar da secretaria oferecer blocos de atestados médicos em papel timbrado, nem todas as unidades utilizam, o que abre portas para vários modelos de documentos.

Segundo o levantamento realizado pela prefeitura, no primeiro trimestre de 2018, foram 87 atestados verificados. Desses, 17 foram considerados falsos ou tiveram as informações manipuladas pelos próprios pacientes.

Por Claudia Lima

Comentários