QUARTA, 11/08/2021, 18:09

Prefeitura começa a recuperar 64 km de estradas rurais entre Lerroville, Guairacá e Paiquerê

Primeira etapa das obras, com 13 km de extensão, deve ser concluída em 60 dias e inclui terraplenagem, compactação e o chamado moledamento com cascalho.

A recuperação das pistas foi viabilizada por um convênio da Prefeitura com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Cafezal, o Cidrebac. As obras, que começaram na última semana, estão concentradas na conhecida estrada Brigada 4, próxima ao assentamento Eli Vive I. Nessa primeira etapa, serão revitalizados cerca de 13 km usados diariamente por produtores rurais e moradores de diversas localidades. Sem falar nos veículos que fazem o transporte escolar das crianças.

O pecuarista Wilfried Schnitzius mora no Patrimônio Guairacá e usa as estradas rurais da região diariamente e diz que já viu muitas obras nas estradas da região começarem e não terminarem. Ele conhece bem as dificuldades em circular pela região e diz que, pelo menos agora, parece que o serviço está avançando.

Segundo a Prefeitura, essa primeira etapa de 13 km deve ser concluída em, no máximo, 60 dias. Mas, como sempre, tudo vai depender das condições climáticas ou outras dificuldades. De acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, que vistoriou as obras recentemente, a previsão é que os 64 km sejam finalizados em até um ano. As obras incluem terraplenagem, compactação do piso, escoamento de água e o chamado moledamento com cascalho, além do nivelamento da estrada.

A meta da Prefeitura, segundo o secretário de Planejamento, é revitalizar 150 km de estradas rurais nos próximos 12 meses, somados os 64 km do convênio com o Cidrebac.

O investimento da Prefeitura será de R$ 400 mil nos 64 km. Canhada destacou ainda que o Município também está fazendo, com equipes próprias, o mesmo tipo de serviço em cerca de 20 km de estradas rurais nos distritos da Warta, Guaravera, Maravilha e Limoeiro.

Comentários