SEGUNDA, 30/01/2017, 19:00

Prefeitura corta despesas e adota medidas para evitar déficit no final de 2017

Redução no número de cargos comissionados, revisão nos contratos e diminuição de horas extras estão entre as ações adotadas pelo município.

A prefeitura de Londrina anunciou corte de 40% das despesas de custeio e deve fazer investimentos apenas nas áreas de saúde e educação. A Secretaria Municipal de Assistência Social será poupada dos cortes. O plano de contingenciamento foi apresentado na manhã desta segunda-feira pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e pelo secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Edson de Souza.

Entre as medidas anunciadas estão a redução no número de cargos comissionados e no pagamento de gratificações para quem atua na assessoria, direção ou coordenação das secretarias e órgãos ligados à prefeitura. Mesmo com a economia de gastos, o prefeito Marcelo Belinati, destacou que o plano ainda não resolve a possibilidade de déficit orçamentário, mas ameniza o panorama encontrado pelas secretarias de Fazenda e Planejamento e pela Controladoria do Município. O déficit estimado para dezembro passa dos R$ 120 milhões.

Cortes também foram anunciados nas despesas de água, luz, telefone e combustível. Viagens, diárias e estadias estão suspensas. A prefeitura também pretende revisar os 20 maiores contratos firmados pelo município para verificar a possibilidade de reduzir custos e manter a qualidade dos serviços prestados. Entre os contratos que serão avaliados estão o da capina e roçagem e o da coleta de lixo. Pedidos para a realização de horas extras terão que ser encaminhados com, pelo menos, 10 dias de antecedência. Contratos de imóveis alugados também serão revisados, já que a prefeitura gasta cerca de R$ 200 mil por mês com essas despesas. Os salários dos diretores da Companhia Municipal de Habitação (Cohab) foram reduzidos em 30% e cinco secretários ou diretores acumulam a gestão de outras pastas.

Conforme o secretário de Fazenda e Planejamento, Edson de Souza, os grandes devedores serão cobrados e a intenção é fazer um recadastramento dos imóveis do município.

Dez editais de licitação foram suspensos no início da gestão. Outras licitações em andamento e termos aditivos aos contratos serão reavaliados pelo município. Um comitê de propostas e de reequilíbrio orçamentário, formado por representantes da prefeitura e da sociedade civil organizada, vai acompanhar os resultados. Outro comitê será responsável por propor uma reforma administrativa. Entre os itens que serão analisados estão a real necessidade de cargos em cada uma das secretarias.

Com a redução nos custos, os serviços na sede da prefeitura vão funcionar do meio-dia às 6h da tarde. Algumas secretarias como saúde e educação possuem horários diferenciados.

Por Pauta CBN

Comentários