QUINTA, 19/08/2021, 18:11

Prefeitura de Arapongas define retomada de aulas presenciais nas escolas da rede municipal

Unidades de ensino devem voltar a receber 100% dos alunos a partir do próximo mês.

Com 95% da população com mais de 18 anos vacinadas pelo menos com a primeira dose anti-covid, a prefeitura de Arapongas anunciou a volta das aulas presenciais na rede municipal de ensino para o dia 2 de setembro. Diferente de outras cidades da região que retornaram em modelo híbrido, as escolas vão receber todos os alunos matriculados, sem rodízio entre as crianças.

De acordo com o prefeito Sérgio Onofre, esta é a primeira vez em que a comunidade volta a frequentar as unidades de ensino desde o início da pandemia e a expectativa é de que a experiência traga resultados positivos para professores e estudantes. Ele aponta que uma série de fatores possibilitaram a retomada do formato presencial no próximo mês, como a alta taxa de imunizados e a queda nos indicadores relacionados a pandemia.

Três escolas da cidade já retomaram no ensino híbrido no início deste mês. A modalidade prevê que parte dos alunos compareçam presencialmente à unidade educacional, enquanto outro grupo de estudantes participa das aulas de maneira remota. Onofre considera que esta primeira experiência desenvolvida foi produtiva e traz mais segurança para ampliar o atendimento das escolas municipais.

O prefeito afirma que as unidades de ensino de Arapongas já estão preparadas para receber os alunos. Além disso, ele destaca que os protocolos de segurança, para evitar a proliferação do coronavírus entre a comunidade escolar, continuam sendo importantes neste período de retomada.

Neste primeiro momento, por exemplo, os alunos não vão contar com recreio no intervalo das aulas. No fim do dia, a dinâmica também vai mudar um pouco, com uma turma saindo por vez. A medição de temperatura, o distanciamento entre carteiras e o uso obrigatório de máscara estão entre as medidas a serem seguidas.

A rede municipal de ensino de Arapongas conta com aproximadamente 900 professores que atendem a cerca de 11 mil alunos em 46 unidades educacionais, entre nível infantil e fundamental, além das escolas em áreas rurais.

Por Victor Assis

Comentários