SEGUNDA, 18/01/2021, 07:00

Prefeitura de Cambé também se organiza para campanha de vacinação

Segundo prefeito, estratégia do município esbarra em incertezas relacionadas a logísticas.

Há poucos dias do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, os municípios da região norte do Paraná estão se preparando para receber as primeiras doses do imunizante. De acordo com o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, o governo do Paraná disponibilizou dois profissionais para orientar e instruir a equipe responsável pela aplicação das vacinas.

Ele considera que a estratégia de vacinação do município precisa estar alinhada com a organização estadual e federal. No entanto, Scheller explica que poucos dados foram informados a respeito da quantidade de doses fornecidas para a cidade e essa indefinição acaba comprometendo a estrutura organizada.

O prefeito explica que além dos profissionais da saúde, integram os grupos prioritários para a vacina, idosos e pessoas com comorbidades relacionadas ao coronavírus. O levantamento para traçar o número da população que tem prioridade na vacinação está sendo finalizado. Segundo o gestor, as equipes que estão na linha de frente em hospitais e unidades básicas já somam mais de mil pessoas.

Scheller afirma que os casos positivados em Cambé estão em uma trajetória de crescimento nos últimos dias. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do município, a cidade já acumula mais de 4.500 diagnósticos positivos pela doença.

Ele afirma que com a divulgação do plano de distribuição das vacinas, muitos têm a sensação de que o contágio da doença diminuiu e relaxam as medidas preventivas contra a Covid-19. O prefeito reforça que tais ações e protocolos precisam continuar sendo seguidos à risca.

Para distribuir o imunizante aos 399 municípios do estado, o governo do Paraná pretende utilizar frota área e terrestre. A campanha deve contar com 6 a 10 mil profissionais, integrando a estrutura organizada para aplicação da vacina.

Por Victor Assis

Comentários