SEGUNDA, 04/05/2020, 06:55

Prefeitura de Ibiporã finaliza reforma externa da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI

O espaço é um patrimônio cultura da cidade e conta a história do artista plástico Henrique de Aragão.

A prefeitura de Ibiporã finalizou as obras no espaço externo da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI. O secretário municipal de cultura e turismo, Agnaldo Adelio fala da importância cultural do ambiente, onde vivia o artista plástico Henrique de Aragão. Foram feitas a substituição da rede elétrica, adequações na cobertura, no sistema de calhas.

Agora, a reforma passa a ser feita na parte interna. As peças e objetos do artista de Ibiporã vão ter um espaço ainda mais especial para manter viva a memória do local. Salas para aulas também estão sendo preparadas para que jovens e crianças conheçam mais sobre a história da cidade.

A Casa de Artes é uma edificação pública cedida em 1966 ao artista para realizar oficinas e cursos de arte. Enquanto esteve vivo e ali morou, toda a responsabilidade sobre o espaço era dele. Com a morte de Henrique, em agosto de 2015 aos 84 anos, foi criada uma comissão que, em conjunto com a família dele, decidiu pela doação do imóvel da Casa de Artes para o Município, o que foi chancelado por uma decisão da justiça local, no ano seguinte.

Ele tem obras importantes e valiosas espalhadas por Ibiporã e várias outras cidades. Entre as mais conhecidas do artista, está o "Monumento ao Passageiro", na rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste, próximo à rodoviária de Londrina. Recentemente, a escultura foi mudada de lugar em função da construção do viaduto.

Por Claudia Lima

Comentários