SEGUNDA, 13/04/2020, 17:16

Prefeitura de Ibiporã prorroga prazo de pagamento do IPTU e ISS para 10 de junho

Nova data para pedir isenção do IPTU deve sair nos próximos dias já que depende de alteração na lei.

Com a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus a prefeitura de Ibiporã decidiu prorrogar os prazos e condições para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano desse ano e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, além da taxa de localização e de funcionamento e da taxa de vigilância sanitária.

Com o decreto, o prazo para pagamento em cota única do IPTU, que venceu no último dia 10 de abril, fica prorrogado para 10 de junho. A Prefeitura também decidiu manter o desconto de 7,5% para quem fizer o pagamento à vista. Para o contribuinte que optar pelo parcelamento o prazo também foi prorrogado.  A primeira parcela, que venceria em 10 de abril, foi adiada para 10 de junho, junto com a parcela deste mês. E assim sucessivamente.

O decreto altera ainda para 10 de junho os prazos e condições de pagamento da taxa de localização e funcionamento e da taxa de vigilância sanitária, como também o prazo para o pagamento da quota única do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Os contribuintes devem utilizar os carnês de IPTU já distribuídos no fim de fevereiro.

Segundo o secretário de Finanças de Ibiporã, Edson Gomes, a medida foi tomada dentro das possibilidades do Município a partir de pedidos feitos por dezenas de empresários da cidade desesperados com a crise. O secretário diz ainda que, por enquanto, a cumulatividade das parcelas está mantida e afirma que a dificuldade é que o imposto de 2020 precisa ser quitado no mesmo exercício.

Em 2020, a Prefeitura de Ibiporã entregou quase 23 mil carnês do IPTU, que foi corrigido em 3,37%, seguindo o IPCA do ano passado. De acordo com o Município, pelo terceiro ano consecutivo, não houve correção da Planta Genérica de Valores da cidade. A prefeitura projeta receber R$16 milhões, entre IPTU e taxas, esse ano. Outros R$ 14 milhões devem ser arrecadados com o ISS.

De acordo com Edson Gomes, a inadimplência em Ibiporã, historicamente, gira em torno de 30%. Número que somado à queda de 10% na arrecadação municipal registrada em março, deve ser um complicador a mais para a administração das contas da cidade.

De acordo com o secretário de Finanças, o prazo para pedir a isenção do IPTU, que venceria no dia 30 de abril, também será prorrogado, mas como depende de alteração na lei um projeto será enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias para definir a questão.

Para mais informações é só ligar no Departamento de Tributação e Fiscalização de Ibiporã, no 3178-8474. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Comentários