SEGUNDA, 29/03/2021, 19:03

Prefeitura de Londrina auxilia pessoas em situação de rua a retornarem para cidades de origem

Iniciativa que concede passagens rodoviárias para promover retorno familiar já registrou quase mil atendimentos entre 2020 e 2021.

O programa busca a reintegração social da população em estado de rua, fortalecendo vínculos familiares e novas oportunidades ao indivíduo atendido pelo projeto.

A concessão de passagens é regulada pela prefeitura por meio de decreto municipal. De acordo com Jacqueline Micali, secretária municipal de Assistência Social, pasta responsável pela ação, são gastos aproximadamente R$ 18 mil por mês com o serviço.

Ela explica que o benefício é ofertado após análise de critérios contidos no documento, com objetivo de garantir que a pessoa auxiliada seja efetivamente reinserida na sociedade.

Em 2020, 641 pessoas foram beneficiadas com o projeto. Neste ano, 350 passagens já foram concedidas para retorno familiar. Um total de 991 beneficiados, até o momento.

Ela explica que o programa já é desenvolvido há tempos no município, mas que recentemente vem passando por aprimoramentos, assim como as demais políticas de assistência social que integram a pasta.

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social, a maioria das pessoas que vêm para Londrina buscam novas oportunidades de emprego, acesso a tratamentos de saúde ou estão à procura de algum familiar. Os principais motivos para o aumento da população nessas condições na cidade estão relacionados ao desemprego, a conflitos familiares e falta de moradia. 

Comentários