TERCA, 27/07/2021, 19:07

Prefeitura de Rolândia reforça segurança em cemitério da cidade para conter onda de furtos

Além da contratação de guardas para vigilância, obras para aumentar muro do local devem ter início nos próximos dias.

A cidade de Rolândia vem enfrentando um alto número de furtos no cemitério central da cidade. O último episódio aconteceu neste mês, no dia 16 de julho. O secretário de Serviços Públicos, José Luiz Polvani, diz que houve semanas em que todos os dias, criminosos invadiam o local para levar itens como letreiros, vasos de flor e porta-retratos. Grande parte destas peças, em bronze. Na última semana, quase 200 placas de túmulos foram recuperadas pela Polícia Civil.

Por conta disso, a prefeitura decidiu aumentar a segurança no espaço. Em um primeiro momento, um guarda foi contratado para fazer a vigilância do cemitério. Mas, não foi suficiente e os bandidos voltaram a agir. Após novos furtos, um segundo agente foi chamado para reforçar o patrulhamento no cemitério. O que, de acordo com Polvani, tem funcionado. Desde então, as ações deixaram de ser registradas.

O município tem dois cemitérios, mas segundo ele, apenas o Central apresenta este problema. Em tentativas de furtos, alguns dos túmulos também foram danificados. O secretário conta que alguns familiares buscaram a polícia, por conta própria, para prestar queixa da situação.

Segundo ele, a prefeitura também pediu por mais investigações, para encontrar os possíveis autores dos furtos, mas também quem poderia estar receptando o material roubado. No entanto, Polvani conta que os bandidos usavam um veículo com a placa clonada, o que dificulta a localização dos criminosos.

Além da contatação dos agentes de segurança, a prefeitura também vai aumentar o muro do local e instalar concertina, uma cerca parecida com arame farpado, para dificultar o acesso à área interna do cemitério. O secretário de Serviços Públicos de Rolândia afirmou que as obras devem começar nos próximos dias.

Por Victor Assis

Comentários