QUARTA, 29/12/2021, 10:00

Prefeitura entrega cerca de 6.600 cartões Comida Boa a famílias em vulnerabilidade social

Ao todo, 10 mil unidades devem ser distribuídas. Equipes da Secretaria de Assistência Social iniciaram busca ativa dos beneficiários para dar continuidade aos atendimentos.

De acordo com o balanço divulgado na terça-feira (28), pela prefeitura, dos 10 mil cartões Comida Boa, repassados pelo Governo do Estado, 6.660 foram distribuídos às famílias em vulnerabilidade de Londrina.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou neste mês um mutirão para entrega dos itens. A previsão era que cerca de oito mil beneficiários fossem atendidos. Porém, ao longo do sábado e do domingo de atividades, cinco mil unidades foram retiradas. Outras famílias conseguiram receber o cartão por meio da busca ativa. 

No entanto, pouco mais de 3.300 itens ainda não foram entregues. Jacqueline Micali, secretária da pasta, diz que equipes vão seguir entrando em contato com aqueles que foram contemplados pelo programa, para avançar com as ações de distribuição.

O cartão Comida Boa conta com um valor de R$ 80,00, que pode ser usado para comprar itens de higiene e alimentação, por exemplo. Não é possível sacar o dinheiro e as mercadorias podem ser adquiridas em estabelecimentos credenciados pelo projeto.

O programa atende famílias que não foram beneficiadas pelo Auxílio Brasil, do governo federal, mas que estão em vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). No entanto, ela afirma que uma parcela do público contemplado pelo projeto já saiu desta situação e outras pessoas agendaram a busca do item, mas não compareceram. 

A secretária lembra que o prazo regular para distribuição das unidades é de três meses, mas que a prefeitura procurou alcançar as famílias em um período mais curto, entre Natal e Ano Novo.

O saldo do cartão Comida Boa é renovado no dia 25 de cada mês. Um levantamento trimestral é feito como forma de atualizar a relação de famílias que se enquadram aos critérios do programa. Jacqueline Micali orienta que as pessoas que integram o público-alvo da campanha aguardem o contato da Secretaria de Assistência Social para, então, buscarem o item. 

Segundo a secretária, os Centros de Referência da Assistência Social não devem ter recesso no atendimento neste fim de ano. A lista de endereços e horários de funcionamento das unidades pode ser consultada no site da londrina.pr.go.br.

Comentários