SEGUNDA, 20/12/2021, 11:14

Prefeitura inclui mais 100 milhões de reais no orçamento do ano que vem e revolta vereadores

Anúncio do recurso no final do prazo fez com que os parlamentares não pudessem mais sugerir alterações.

O orçamento da prefeitura de Londrina para 2022 e o planejamento financeiro para os próximos quatro anos foram aprovados em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores, com a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual. A discussão começou às 9 da manhã e invadiu a madrugada. O que já era discutido às pressas nos chamados “45 minutos do segundo tempo”, por ter que ser votado até o final do ano, ficou ainda pior, quando o prefeito encaminhou, no final da tarde do último dia para apresentação de emendas, uma alteração acrescentando mais 99 milhões de reais ao orçamento de 2022.

Por conta do prazo, os vereadores não puderam mexer nesse recurso, ou seja, apresentar emendas para apontar quais secretarias poderiam receber mais verbas no ano que vem.
A manobra da prefeitura irritou profundamente os parlamentares, já que sequer os membros do alto escalão apareceram na sessão para justificar a mudança, cabendo a tarefa aos servidores da Secretaria de Fazenda.
O presidente da Câmara, Jairo Tamura, foi o primeiro a externar a indignação.

Eduardo Tominaga ressaltou que a Câmara sempre esteve pronta para aprovar projetos de interesse público encaminhados pela prefeitura, como no caso das sessões extraordinárias que estão em andamento, mas criticou a atitude do Executivo.

Lenir de Assis, autora de diversas emendas na tentativa de atrair recursos para secretarias como a da Assistência Social, transferindo verba que estava destinada à secretaria de Obras, também criticou a prefeitura.

Ao final, apenas metade das 50 emendas apresentadas pelo Executivo e pelos vereadores acabou aprovada. Os vereadores votam a redação final do projeto nesta terça, e ainda nesta semana o prefeito Marcelo Belinati deve sancionar o orçamento.

Comentários