TERCA, 27/07/2021, 18:23

Prefeitura pede mais seis meses ao IAT para contratar plano de segurança para barragens em Londrina

Secretaria de Obras alega que ainda está atrás de empresas especializadas para a execução orçamentária do serviço.

A cidade de Londrina continua sem um plano de segurança para barragens. O município foi acionado pelo Instituto Água e Terra (IAT) há cerca de dois anos, quando foi cobrada a execução do serviço, mas, até o momento, nada foi feito. Em ofício encaminhado ao IAT, a Secretaria Municipal de Obras explicou que o plano só pode ser realizado por empresas especializadas, que, nos últimos anos, chegou a entrar em contato com algumas delas para solicitar os orçamentos, mas que, até o momento, não obteve retorno. Por conta disso, o município pediu mais seis meses para a apresentação do plano de segurança das barragens. A resposta do IAT ainda não foi dada.

A Secretaria de Obras se manifestou da mesma forma em relação a um pedido semelhante feito em julho pelo Crea, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, que criou uma força-tarefa para fiscalizar as condições das barragens em todo o estado. Em Londrina, foram solicitadas informações sobre as barragens dos lagos Igapó 2 e 3, da avenida Faria Lima, do Parque Arthur Thomas, e da rua Astorga, na zona oeste da cidade. Na resposta, a secretaria informou apenas que os planos de segurança ainda não foram contratados. O resultado do trabalho do Crea deve sair em agosto.

A CBN tentou contato com o secretário de Obras, João Verçosa, nesta terça-feira (27), mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem.

Por Guilherme Batista

Comentários